quinta-feira, 22 de outubro de 2015

"Eu Empresa"


Para meu primeiro post, refleti bastante sobre o que dizer, lembrando que esse blog trata de opiniões, abro as portas do pensamento com uma pergunta: “Estou onde queria estar?.
Hoje aos 30 anos fico lembrando quantos planos fiz e quantas vezes mudei de rota, e agora vejo que poderia estar melhor se tivesse buscado mais e planejado corretamente.
Temos algumas teorias quanto a alcançar os objetivos que queremos:
“DEIXA A VIDA ME LEVAR” (Musica de Zeca Pagodinho): Neste caso, não há planejamento algum, não se vislumbra o futuro, mas no fim as queixas são inúmeras.
“SE NÃO SABES ONDE QUERES CHEGAR QUALQUER CAMINHO SERVE” (Alice no país das maravilhas): Quando se deparou com dois caminhos Alice nos país das maravilhas se perguntou qual deveria seguir, o gato risonho então perguntou onde ela queria ir, sem saber a resposta, o gato respondeu que não importava que caminho usasse, já que nem ela sabia onde queria ir. É assim com nossas vidas, temos que ter um foco, algo que nos impulsione a seguir em frente, senão estaremos como folhas ao vento.
PDCA - Idealizado por Shewhart, teve Deming como o responsável pelo seu desenvolvimento e utilização prática. Trata-se de uma metodologia gerencial que pode ser utilizada para controle do processo ou para pequenas e constantes melhorias (conhecidas como kaizen). Devem estar se perguntando o que isso tem a ver com sua vida pessoal? Vamos analizar cada letra do Ciclo: P-Planejamento - devem ser definidas metas e os métodos para alcançá-las, lembram de Alice no pais das maravilhas? Se ela tivesse traçado uma meta, um destino, ela saberia como chegar lá. D – (Do) Execução – Nesta faze vamos a pratica, começar a executar os métodos que definimos para alcançarmos as metas, Se defini pra minha vida que em cinco anos quero ser pós-graduada, tenho que iniciar realizando vestibular, cursando a faculdade, e concluindo a mesma para estar apta a entrar em uma pós graduação e concluir minha meta. C – Controle - é quando ocorre a comparação das metas definidas em P com os dados coletados na fase D. A cada método definido faço constantemente a verificação se tudo que estou fazendo realmente me levarão à alcançar a meta. Caso perceba que algo que estou fazendo não me levará a alcançar o objetivo devo corrigir e retornar ao caminho traçado, o que nos leva a ultima letra do Ciclo PDCA.  A – Ação Corretiva - caso tudo ocorra como o planejado, deve-se manter o planejamento, normalizando as operações. Caso não seja atingido o planejado, deve-se analisar o motivo para descobrir a causa fundamental e propor um plano de ação para corrigir os problemas.
Assim como são as empresas é a nossa vida, buscando a melhoria contínua conquistamos nosso espaço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário